quarta-feira, 19 de maio de 2010

Ela,outra mulher


Gente,
Aqui vai um depoimento que uma amiga me mandou ao ler a postagem sobre Ela e os homens.

Infelizmente,não é algo incomum,raro ,ao contrário.Trata-se do corriqueiro na vida de muitas das nossas amigas, companheiras,e até na nossa.Na vida d!Ela.
Não estamos aqui para julgar,mas para apoiar.
A volta por cima nem sempre é possível,muitas vezes Ela se levanta e cai novamente, mas com um pouco de apoio fica sempre mais fácil seguir em frente.

Particularmente, lutei muito para a aprovação da Lei Maria da Penha.Mas sei que sair de um casamento ,principalmente cheia de filhos e sem dinheiro,ou mesmo sem um emprego digno, é difícil.

Como e porque Ela suporta tantas humilhações, nem mesmo a própria sabe. sabemos.Quando saímos da situação, olhamos para trás e não conseguimos entender o que nos deixou sem reação.

Mas olhar de longe é fácil.Estar no meio do jogo,correndo para lá e para cá,sendo pisada,humilhada e massacrada por todos os lados,muitas vezes por sua própria família, é que é difícil.
Seu amor próprio que a levaria a reagir,ela nem sabe onde estava.
então, algo acontece e parece tirar a venda dos seus olhos.E mesmo com toda a dor, Ela muda.
E Ela diz:

"ISSO MESMO AMIGA !
Parece que estou me vendo em vc !
Até o tempo de casamento foi igual ! !
Foram 16 anos de sofrimento e meu principe virou um sapão !
E pior ainda que achava sempre que tudo ia melhorar e fui ficando...ficando com ele...foram 16 anos da minha juventude jogados fora ...e tive 4 filhos....e ele não suportava os filhos e ficava tudo nas minhas costas....de medo dele reclamar ,para evitar brigas....pq ele chegava muito nervosão e saia batendo em todos ...até o cachorro tomava chutes ,ia recebe-lo no portão e era o primeiro a levar....Meus filhos se vestiam sozinhos para ir a escola e, num dia de muito calor ,um deles estava com camiseta de mangas compridas ,então falei p/ ele tirar...ele não quis....aí eu fui e puxei,dizendo :vc vai passar calor ,venha,eu ajudo vc a por uma de mangas curtas....e qual não foi a minha surpresa ao tirar a camiseta com ele lutando e segurando ,p/ não tirar ,ver as costas e braços dele todos ROXOS e marcados ?
Acho que foi meu maior pesadelo....quando eu ia tomar banho ,deixava as crianças com ele ,e se brigavam...ele descia a mão ou .a cinta. Eu ouvia choro e gritos ,mas qdo saia do banho ,já estava tudo calmo... e perguntava o que aconteceu e eles diziam...nada....um dos meninos tem marcas nas costas até hoje ,parecem estrias ,mas foram feitas com a FIVELA do cinto ! Menina ,foi o que bastou ,p/ eu tomar atitude ,deixar de ser a boazinha e virar uma onça....Fiquei com os 4 e fui a luta...mandei ele sair de casa...
Perdi muitas coisas ...ele quis vender a casa ,p/ dividir....meu padrão de vida caiu muito...mas foram os melhores tempos que passei...com liberdade...tranquilidade...nunca mais ouvi meus filhos chorar qdo eu ia tomar banho ...passei a administrar o dinheiro...e nunca mais passei necessidades ,pq ele sustentava outras aventuras ,e tirava de casa ....
Hoje ,estão todos homens feitos ,só o mais velho ( e o que mais sofreu ) mora comigo ,os outros foram estudar em outras cidades ,e ficaram por lá pq tem namoradas...já se formaram , arrumaram emprego por lá e são pessoas do bem ! Acho que nesse ponto de ter filhos e cria-los ......venci ! Fiz o que pude...
Depois da separação ,fui estudar ,fiz faculdade ,trabalhar...foi ótimo !
Ele se arrependeu ,quis voltar...mas mandei-o a M....nunca mais quis ve-lo....
Sinceramente ,acho que foi meu maior erro ,casar e ter filhos....mas como não se volta atrás nisso ,o jeito é tocar prá frente...Depois de 4 anos ,conheci outra pessoa ,um homem bem diferente do ex....e vivi com ele por 12 anos...e viveria até o fim de minha vida...bem....vivemos juntos até o fim da vida dele...pq ele se foi no ano passado....e estou novamente sozinha....Fiquei numa situação dificil ,pq tinha parado de trabalhar p/ cuidar dele que enfartou...e agora estou desempregada e sem vontade de voltar a trabalhar...quero tentar vender os croches que faço ,e ganhar a vida trabalhando em casa....Espero que dê certo....
E assim é a vida....qdo tudo estava bem...tomei outro tombo....
O que vc acha disso ? Desculpe se me estendi...mas gosto de falar do que passei para mostrar minha experiencia e alertar para que meninas jovens não se iludam com homens e saibam se preservar ,trabalhando ,estudando ,tendo emprego e independencia...para no futuro saber se virar...
Beijos ,
R"

Creio que nos cabe lutar por um lugar de respeito no mundo.
E não é com a falsa moral de "santinha" que Ela vai conseguir isso.É desmitificando a santa mulher e assumindo a postura de guerreira que vive muitas vezes à fente da luta, carregando o próprio marido sobre os ombros , ou sozinha, lutando até para que o mesmo nao deixe morrer fome os próprios filhos.
Perder o medo do julgamento da sociedade,dos preconceitos, é mais fácil que viver apanhando ou aceitando que seus filhos sofram dentro da sua própria casa.

Ela precisa saber disso!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário